10 DICAS PARA A FORMAÇÃO DE UM GRANDE LÍDER

Você está visualizando atualmente 10 DICAS PARA A FORMAÇÃO DE UM GRANDE LÍDER

Na história da existência humana podemos ver que uma liderança eficaz faz a toda a diferença na conquista de metas. Os grandes líderes conhecem bem seus seguidores, os inspira e planeja cada passo a ser dado.

Quer se tornar um grande líder?

negocios-lider

Saiba que para ocupar essa posição é necessário ter a clareza de que não é só de “glamour e bom salário” que vive um grande líder; pelo contrário, sua rotina é composta de desafios diários, tanto no desenvolvimento de projetos que o levará a alcançar suas metas, quanto no relacionamento com a equipe. Mas, para quem é motivado, que gosta de desenvolver pessoas e busca crescimento contínuo o caminho para ocupar a liderança não é ameaçador.

Qualquer pessoa pode desenvolver as competências necessárias para se tornar um grande líder dentro de uma empresa. Mantendo foco, disciplina, flexibilidade no trato com a equipe você poderá voar alto.

Podemos aprender com as atitudes comuns aos grandes líderes que obtiveram resultados extraordinários. Veja algumas dicas que iram colaborar para o desenvolvimento de sua liderança:

1. Compartilhe conhecimento: grandes líderes não têm medo de formar sucessores, sempre que estiver de acordo com a estratégia da empresa compartilhe conhecimento com seus liderados e forme uma equipe autônoma, pois eles devem saber agir na ausência de seu líder.

2.  Agradeça e elogie: as pessoas buscam reconhecimento por mais simples que sejam suas ações. Sempre que possível elogie seus liderados e agradeça sua contribuição para o alcance da meta da equipe.

3. Capacite pessoas por meio da delegação: é claro que na posição de líder ninguém fará suas atividades com tanta precisão como você, mas é importante delegar responsabilidades de menor complexidade para os membros da equipe para que você possa dedicar mais tempo em atividades que te desenvolverão como profissional.

4.  Alinhe seu estilo de liderança: dentro de sua equipe existem personalidades diferentes e vários tipos de comunicação, não é possível você se comunicar com cada indivíduo de forma diferente e não é recomendado que você lidere como você gostaria de ser liderado. Assim, o ponto de equilíbrio é agir com respeito ao próximo. Encontre o modelo de liderança que mais condiz com sua personalidade, com sua essência, que extraia o melhor de sua equipe e que traga resultados de alta performance.

5. Defina pequenas metas: definir metas reais, alcançáveis dentro do cenário em que a equipe está inserida é o melhor caminho para o sucesso e para a diminuição de estresse, ansiedade, problemas de relacionamento interpessoal e afastamento de trabalhadores.

6. Acrescente diversão no trabalho: todo trabalho tem sua parte “chata” que deve ser realizada, mas essa parte não pode ser o todo. Permita que a equipe faça pequenas pausas para um café, para conversar um pouco sobre assuntos que não estejam diretamente ligados ao trabalho. Torne sempre que possível as atividades divertidas e motivadoras. Sorria.

7. Reduza e se possível elimine a burocracia: o assassino da criatividade e da inovação é a burocracia. Diminua a papelada e as milhares de assinaturas de aprovação de um projeto ou medida a ser tomada.

8. Dê feedback: o retorno periódico dado a equipe e também para cada indivíduo permite que o alinhamento da estratégia da empresa esteja sempre alinhada e que todos saibam o que é esperado deles.

9. Coloque a mão na massa: se tiver que fazer horas extras, trabalhar de fim de semana para entregar um resultado, não deixe de comparecer, esteja sempre pronto! A equipe comprará sua causa e lhe apoiará sempre, por se inspirar em sua postura profissional.

10. Assuma a responsabilidade: se a equipe acertou, você acertou; se a equipe errou, você errou. Assuma a responsabilidade pelo desempenho de sua equipe, pois é seu trabalho orientar e acompanhar o andamento das atividades.

O grande líder elimina ruídos na comunicação, inspira pelo seu exemplo, forma sucessores, rompe as barreiras da burocracia e realiza muitas coisas no seu dia a dia. A construção de um grande líder leva tempo, pois ele desenvolve competências técnicas, gerenciais e comportamentais ao longo de sua trajetória aprendendo com erros e acertos. Ter a humildade de recomeçar quando necessário e rever conceitos são qualidades indispensáveis ao grande líder.

Deixe um comentário