7 DICAS PARA O TRABALHADOR TEMPORÁRIO SER EFETIVADO

Você está visualizando atualmente 7 DICAS PARA O TRABALHADOR TEMPORÁRIO SER EFETIVADO

Fim de ano, estamos a um mês do Natal e há oportunidades de trabalho temporário por todo o país, um alívio para quem está desempregado.

Apesar do cenário de crise, o comércio varejista e a indústria alimentícia estão otimistas, nestes setores que se concentram a maioria das oportunidades de trabalho temporário.

Ainda há preconceito em relação às vagas temporárias, pelo fato de o trabalhador ter ciência de que seu contrato tem prazo determinado para ser encerrado e não se candidata por pensar que não terá oportunidade de efetivação. Mas, é um grande engano pensar dessa forma, já que muitas empresas aproveitam essa época para ter contato com novos perfis, renovar  ou ampliar seu quadro de funcionários.

Contrato temporário é composto por:

  •  jornada de 8 horas remuneradas,
  • as horas extras são remuneradas com acréscimo de 20%,
  • repouso semanal remunerado,
  • o trabalhador tem direito aos benefícios e serviços da previdência social,
  • vale transporte (opcional ao trabalhador),
  • o contrato temporário é de 3 meses e pode ser prorrogado pelo mesmo período.

Ao prestar um serviço temporário, o trabalhador expõe seu trabalho como em uma “vitrine”, sendo avaliado por seus gestores, colegas de trabalho e clientes. Ao entregar resultados expressivos e de qualidade aumentam as chances de efetivação.

A efetivação depende da disponibilidade de vagas da empresa e do desempenho do trabalhador em conquistar seu espaço com profissionalismo e produtividade.

Dicas para o trabalhador temporário conquistar a efetivação:

  1. Prepare-se para a entrevista de emprego: o candidato que conhece a empresa (missão, visão, valores, produtos, seguimento, etc) tem mais chances de ser aprovado no processo seletivo e terá mais visibilidade durante a execução do trabalho temporário. Assista a série como agir antes, durante e depois da entrevista de emprego.
  2. Demonstre interesse: colabore com a empresa para o alcance de suas metas, procure conhecer e se integrar à cultura da empresa, mostre que você tem o perfil que procuram.
  3. Relacione-se bem com a equipe: colabore com os colegas de trabalho (eles poderão lhe indicar para a efetivação aos gestores), saber ouvir e ser simpático são diferenciais nesse momento de ingresso na empresa.
  4. Nunca se queixe dos empregos anteriores: é totalmente inadequado falar mal de antigos chefes, colegas de trabalho e empresas que passou. O mundo é pequeno e você não sabe se a pessoa de quem você está se queixando é bem quisto por essas pessoas que você acabou de conhecer. Mesmo porque, não agrega em nada falar mal de outras pessoas ou empresas, o que passou ficou no passado.
  5. Seja proativo, mas cuidado: a proatividade muitas vezes é entendida como arrogância. Uma pessoa que não conhece os processos de trabalho da empresa, não pode querer mudar tudo só porque no antigo trabalho era assim ou porque ela sabe mais do que os outros colegas que já estão há anos ali. Proatividade é antecipar-se aos problemas, mas com cautela, sempre com a orientação dos que são da casa, até que você seja um deles.
  6. Capacite-se sempre: nunca pare de estudar, há diversos cursos gratuitos ou de baixo custo na internet que contam com conteúdo de muita qualidade. As empresas valorizam essa disponibilidade a aprender e a capacidade de aplicar o que aprendeu no trabalho não passa despercebida aos contratantes.
  7. Desenvolva competências: comportamento, relacionamento interpessoal, empatia, habilidade de comunicação e educação são consideradas mais importantes do que conhecimento técnico porque este pode ser aprendido durante o trabalho, as demais competências comportamentais tem que vir com o profissional.

Está em suas mãos a chance de recolocar-se no mercado e garantir um fim de ano mais tranquilo financeiro e emocionalmente. Mostre ao mercado seu potencial.

Conheça mais dicas em:

Fanpage:https://www.facebook.com/flowerdesenvolvimentoprofissional

Flower Desenvolvimento Profissional no YouTube: https://youtu.be/k5Cvf087VFU

Blog: https://flowerdesenvolvimentoprofissional.com/

Deixe um comentário