LIDERANÇA: GESTÃO DE EMOÇÕES E RESULTADOS

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Gestão de emoções é uma função que o líder não pode desconsiderar, se sua meta é ter resultados operacionais expressivos. Conheça mais sobre a competência emocional.

Assumir a função de líder (independente do nome do cargo- gerente, supervisor, coordenador, encarregado etc.), exige muita disposição e coragem porque os desafios são diários, tanto na busca por resultados, quanto na gestão de pessoas.

O líder não é perfeito, não acerta sempre, ele se decepciona e pode decepcionar a outros. Por outro lado, também tem que ser o exemplo, inspirador, motivador, coerente nas tomadas de decisões e justo. São muitas expectativas depositadas sobre uma pessoa, por isso, ele recebe mais uma atribuição: Gestor de emoções (suas e da equipe).

Estudiosos afirmam que 60% do tempo do líder deve ser dedicado à gestão de pessoas, isso não significa que deve ignorar as atividades relacionadas à gestão do negócio, mas tenha sempre em mente:

“Empresas sobrevivem por lucratividade, mas são as pessoas que geram resultados”. 

Pessoas são fundamentais para o andamento do negócio, portanto é importante considerar seus comportamentos e emoções.

Estamos vivendo em um período de grande transformação no mundo, com mudanças sociais e comportamentais. Mudanças abruptas podem gerar desconforto, insegurança, incerteza, medo, frustração entre outras emoções que podem influenciar diretamente nos resultados operacionais de sua equipe. A busca incessante por excelência na entrega de serviços e produtos, rentabilidade e principalmente pela sobrevivência do negócio no novo mundo aumenta a pressão sobre a liderança.

Para manter sua saúde, de sua equipe e do negócio em que atua, o líder precisa desenvolver sua competência emocional- reconhecida como a capacidade de gerenciar as suas emoções e de sua equipe.

Visto que, todos nós estamos vivendo emoções fortes devido à crise, conseguir reconhecê-las e administrá-las para evitar o estado enevoado trará clareza nos processos decisórios.

CONHECENDO AS EMOÇÕES

Para facilitar o entendimento, vejamos abaixo algumas definições:

 

emoções
  • Emoção é o elemento mais importante na vida do ser humano porque facilita a interpretação e a sensação de suas experiências.
  • As emoções são estados de ânimo, interno (mental e fisiológico) que transmitem ao organismo se a experiência é boa ou desagradável.
  • A intensidade das emoções influencia diretamente no comportamento das pessoas.
  • Considere que as reações emocionais podem ser geradoras de conflitos desnecessários no momento de uma tomada de decisão.

ELEMENTOS DA COMPETÊNCIA EMOCIONAL

  • Autopercepção: saber o que está sentindo e escolher dentro de seu repertório a atitude mais adequada ao momento.
  • Autorregulação: saber lidar com o que está sentindo e não permitir a emissão de uma reação emocional desproporcional ao que a situação exige.

  • Motivação: saber usar os seus recursos internos para impulsionar-se no alcance de seus objetivos.

  • Empatia: saber validar o sentimento dos outros e conectar-se, mesmo considerando que pensam diferente.

  • Habilidade Social: ter a capacidade de relacionar-se e interagir com várias pessoas diferentes.  

O desenvolvimento desses elementos torna-se premissa para o líder do futuro.  Além de ter conhecimento sobre o negócio, o líder fará a gestão de suas emoções, não permitindo que suas reações em momentos de crise influenciem a equipe negativamente; assim como, fará a gestão das emoções de sua equipe, evitando conflitos desnecessários que impactariam no resultado operacional.

Ao realizar gestão das emoções, você proporciona um ambiente de trabalho com segurança psicológica, onde as pessoas têm a liberdade de compartilhar com você suas emoções, ideias e têm espaço para errar sem medo de perder o trabalho.

Para você líder que se interessou pelo assunto e gostaria de saber mais, deixe seu comentário.   

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