10 CARACTERÍSTICAS DO WORKAHOLIC

Você está visualizando atualmente 10 CARACTERÍSTICAS DO WORKAHOLIC

Na atualidade não é difícil encontrar pessoas que dedicam mais de 10 horas do seu dia para o trabalho, porém nem todo trabalhador que tem longas jornadas é um workaholic. A crença de que quanto mais trabalhamos, mais produzimos em parte é verdade, mas tudo em excesso pode gerar transtornos e problemas de saúde graves, podendo levar a morte.

Workaholic é um termo proveniente de uma gíria em inglês que deriva das palavras work (trabalho) e alcoholic (alcoólico) indicando o vício pelo trabalho.

entrepreneur-696966_640

Conheça 10 características que o workaholic pode apresentar:

  1. É viciado não só por trabalhar, mas também pelo resultado gerado, pela finalidade e  retorno financeiro.
  2. Dedica o tempo que for preciso para alcançar seu objetivo final (resultado).
  3. Tem a habilidade de trabalhar em qualquer lugar, pois sempre carrega consigo vários celulares, além de computador, tablete, etc…
  4. O trabalho vem antes de tudo. A mais afetada depois da própria pessoa é a família que tem seu vínculo afetivo comprometido por sua ausência.
  5. Sente-se culpado se tem momentos de ócio, precisa estar constantemente realizando alguma tarefa.
  6. Seu sono não tem qualidade, dorme pouco com episódios frequentes de insônia por não conseguir se desligar do trabalho.
  7. Pode apresentar impotência sexual, por influência da exaustão e consumo de energia destinada ao trabalho.
  8. Sua alimentação é desregrada, investe em refeições rápidas e não saudáveis como fastfoods. Geralmente se alimentam, enquanto trabalham na mesa do escritório.
  9. Apresenta medo exagerado do fracasso, tendo que provar para si e para os outros que é o melhor no que faz.
  10. Nem sempre gosta do que faz, mas realiza com toda a sua força.

Você pode se identificar com algumas delas devido à  rotina que adotamos, resultado do mundo globalizado, mas fique atento: se a identificação for com a maioria dos itens citados é bom procurar ajuda.

É perfeitamente aceitável que em algum momento da vida você se dedique um pouco mais ao trabalho para realizar um projeto de vida, como por exemplo: ter dinheiro suficiente para pagar a faculdade. O importante é que esse empenho excessivo não deve durar para sempre, moderação é a melhor medida para ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

A ISMA (International Stress Management Association) realizou uma pesquisa em 2011 e constatou que o workaholic tem 65% mais chances de desenvolver doenças cardíacas do que as outras pessoas. Podem apresentar também altos índices de glicose no sangue e são sedentários.

Um workaholic geralmente busca ajuda quando percebe que está perdendo coisas ou pessoas muito relevantes em sua vida como esposa (o) ou saúde.

Em 2013, um jovem de 21 anos de idade, estagiário de uma importante instituição financeira de Londres, veio a óbito depois de 72 horas de jornada de trabalho.  A instituição declarou que ele era muito dedicado e com um futuro promissor. A instituição também formou uma comissão interna para rever a carga horária de trabalho e ouvir seus empregados.

Houve uma crescente nos últimos anos de workaholics pelo mundo, resultado da política de excelência fixada pelas empresas. Atualmente os índices de pessoas workaholics têm diminuído devido a nova postura que as empresas têm adotado de prezar pela saúde dos seus empregados, além de economizar com horas extras.

Algumas pessoas acreditam que o segredo para ser bem sucedida na vida é pensar e agir como um workaholic, visto que temos na mídia alguns famosos que servem de inspiração para elas como: Tiago Leifert, Rafa Brites, Fabio Porchat, Alexandre Nero, Taylor Swift, Bil Gates e Oprah Winfrey. São pessoas que assumem ser workaholics e dedicam-se a longas jornadas de trabalho, claro que por tanta dedicação o resultado fica evidente a todos.

É possível conquistar a mesma notoriedade que estes profissionais possuem sem por em risco sua saúde ou submeter-se a longas jornadas de trabalho.

Surge um novo grupo de pessoas os worklovers: pessoas que amam seu trabalho sem descuidar de seus relacionamentos sociais, reservam tempo para o lazer, para o descanso, para a família e vivem o equilíbrio na vida pessoal e profissional.

A escolha do nome Meu Trabalho, Minha Paixão para as minhas atividades profissionais tem o intuito de expressar essa forma de viver: amando o que faço sem negligenciar as outras áreas da minha vida. Meu desejo é que mais e mais pessoas tenham a satisfação de trabalhar no que gostam e ter tempo para desfrutar das dádivas que a vida nos oferece. Tudo com moderação.

Todos estão sujeitos a pecar pelo excesso (workaholics e worklovers), o importante é estar atento se está dedicando mais tempo ao trabalho do que aos que você ama e valoriza na vida é hora é rever suas prioridades.

 

Deixe um comentário