5 DICAS PARA DESENVOLVER A RESILIÊNCIA E LIDAR COM MUDANÇAS

Você está visualizando atualmente 5 DICAS PARA DESENVOLVER A RESILIÊNCIA  E LIDAR COM MUDANÇAS
flower in the desert is dry land daisy

Como lidar com as constantes mudanças? Seja na vida pessoal ou no trabalho, cada vez mais são exigidas de nós a capacidade de adaptação, flexibilidade e racionalização para redefinirmos o que valorizamos (sentido e significado na vida).

Cresce a cada dia o número de pessoas ansiosas, não sabem o que esperar do amanhã, pois tudo pode mudar em um piscar de olhos. A capacidade de passar por esses momentos de mudanças ou dificuldades chama-se resiliência.

O termo resiliência é originário do latim resilio que significa retornar ao estado anterior. Compreendido pela Física e pela Engenharia como a capacidade de um corpo físico retornar ao seu estado inicial sem deformidades, após ter sido submetido a muita pressão. No entendimento das Ciências Humanas resiliência é capacidade que a pessoa tem de se construir ou reconstruir a vida, após ter passado por momentos de adversidade ou mudanças, aprendendo lições que a fazem se desenvolver sem mágoas ou rancores.

A mudança ensina o ser humano que nada ou nenhuma condição é necessariamente para sempre ou irreversível. Tudo pode mudar, de uma hora para outra; algumas vezes por nossa vontade, outras ultrapassam nosso querer.

Ninguém está imune de viver momentos inesperados e sentir frustração, medo ou tristeza. E como desenvolver a resiliência e sair de momentos de dificuldade fortalecido como protagonista de sua vida? Como estar pronto para o inesperado?

A resiliência não é inata, não depende da genética e pode ser desenvolvida por pessoas comuns, por meio de comportamentos resilientes.

“Se não está em suas mãos mudar uma situação que lhe causa dor, você sempre poderá escolher a atitude com a qual vai enfrentar esse sofrimento.” Viktor Frankl

Ser resiliente não significa “ver tudo lindo ou cor de rosa”, enquanto o mundo está desmoronando. A pessoa resiliente tem compreensão da realidade, mas dá um novo significado a ela, buscando extrair experiências positivas e transcende o papel de vítima para agente de mudança, encontrando soluções inovadoras, criativas e até mesmo lúdicas.

Exemplo de solução lúdica é indicado no filme “A vida é bela”: a história se passa na Itália em tempos de guerra, Guido e Giusé (pai e filho- criança) são conduzidos a um campo de concentração e com ajuda de outros prisioneiros o pai consegue convencer o filho que ali era um campo de férias e que iriam participar de um longo e divertido jogo, dando um novo significado àquela experiência terrível.

Vamos conhecer 5 dicas para desenvolver a resiliência e lidar com as mudanças com menos estresse:

  1. Planeje-se: para estar preparado quando a mudança acontecer ou o problema chegar, planeje-se. Tenha sempre na manga o plano A, B e C que serão alternativas para você não se desesperar na adversidade. Exemplo: ficou desempregado de repente, o que fazer?  Plano A: enviar currículo para amigos e ex-colegas com quem já trabalhou. Não surtiu efeito? Vá para o Plano B: fazer cadastro em sites de empregos, agências e atualizar perfil no Linkedin. Ainda não teve resultado e as contas estão chegando? Vá para o Plano C: abra seu próprio negócio, se a oportunidade não surgir crie a sua.
  1. Mantenha visão positiva de si mesmo: ter a certeza de que é capaz, inteligente e forte lhe fará ter mais confiança neste momento de mudança.
  2. Invista em autoconhecimento: reserve tempo para você, faça o que gosta, busque elevação espiritual (independente de religião), mantenha-se ocupado para que sua mente não seja dominada por pensamentos destrutivos. Leia mais, estude mais e envolva-se com tudo que possa lhe ajudar a conhecer melhor suas fraquezas e potencialidades como o Coaching.
  3. Cultive bons relacionamentos: relacionar-se bem com pessoas e com o ambiente em que você vive é importantíssimo para o desenvolvimento da resiliência, pois te faz ser integrante desse todo, onde você encontrará apoio no momento da adversidade.
  4. Mantenha a calma: a mudança é o motor do desenvolvimento, uma vida sem desafios é uma vida sem graça! Use a mudança como ferramenta para adquirir habilidades estratégicas e competências para alcançar seus objetivos e sonhos. Com calma um passo após o outro você vai longe! A calma nos dá clareza para vermos o horizonte no final do nevoeiro e a dissipa. O desespero nos cega, tira nossa paz e nossa capacidade de pensar com a razão.

Certa vez um lenhador experiente propôs a um lenhador jovem uma competição para saber quem cortava mais lenha em menos tempo. De tempos em tempos durante a competição o lenhador experiente parava e se sentava em uma sombra, enquanto o lenhador jovem cortava sem parar. Ao final da competição o vencedor foi o lenhador experiente. O lenhador jovem indignado perguntou:

-Como é possível? Você parou várias vezes e mesmo assim cortou mais lenha do que eu que trabalhei sem parar! Como pode?

O lenhador experiente respondeu:

-Cada vez que eu parei não era pra descansar, mas para afiar meu machado! Esse é o motivo de eu ter cortado mais lenha que você.

ax-1008981_640

Moral da história: o tempo de parar para afiar o machado pode ser entendido na nossa vida como o tempo reservado para planejar, avaliar e definir ações para alcançar nosso objetivo com menos desgaste e estresse. Não é a pressa que lhe tira do “sufoco” e a estratégia que adianta e promove a obtenção de resultados.

Evite o desgaste emocional faça paradas estratégicas e avalie com serenidade qual é o seu momento atual e quais são as alternativas para sair da adversidade fortalecido e com experiências positivas. Pense nisso!

 

Deixe um comentário