GRAMÁTICA: OBSTÁCULO DOS PROFISSIONAIS

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Aumentou a escolaridade do brasileiro nos últimos dez anos, porém o ensino principalmente público tem mostrado déficits (por diversos motivos), formando jovens que não têm conhecimentos consistentes no uso da língua portuguesa. Em estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2015, foi constatado que entre os mais jovens, um em cada seis não possui qualificações e habilidades para se desenvolver no mercado de trabalho (conhecimentos básicos em língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais).

O que contribui também para a dificuldade com a língua portuguesa, além da formação regular é a falta de costume de escrever à mão, passamos a maior parte do tempo em redes sociais e nos acostumamos com o “internetês” (vc, rs e outras abreviações) e corretores de textos automáticos que dispensam tanta atenção na hora de escrever.

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Encontramos essa dificuldade em textos corporativos redigidos por pessoas de diferentes níveis hierárquicos e diferentes níveis de escolaridade. Para melhorar a comunicação nas organizações conheça alguns dos erros mais comuns e a forma correta da escrita de acordo com o contexto:

  • Fazem sete meses que trabalho no departamento: O verbo fazer, no sentido de tempo que passou, deve ser usado no singular.

A forma correta é: Faz sete meses que trabalho no departamento.

  • Seguem anexo os arquivos: a palavra anexo é um adjetivo que deve estar em concordância com o substantivo.

*A forma correta é: Seguem anexos os arquivos.

  • Os diretores sugerem que, através de norma interna, os funcionários usem uniformes no trabalho: Através de tem sentido de atravessar, transpor ou permear. O ideal neste contexto é o uso de Por meio de que indica por intermédio, via, canal ou por intervenção.

*A forma correta é: Os diretores sugerem que, por meio de norma interna, os funcionários usem uniformes no trabalho.

  • Retificaram meu relatório, está correto: Muito comum o erro no uso das palavras ratificar (confirmar, validar, aprovar ou legitimar) e retificar (corrigir, rever ou reparar).

*No contexto da frase o correto é: Ratificaram meu relatório, está correto.  

  • Você não respondeu o meu e-mail: Para ter sentido de resposta a alguém a regência verbal por ser indireta demanda a presença da preposição a.

*A forma correta é: Você não respondeu ao meu e-mail.

  • Era para mim fazer a tarefa: Se refere ao sujeito da frase e está seguido por um verbo no infinitivo.

*O correto é : Era para eu fazer a tarefa.

Outras dúvidas comuns são: quando usar ou não a crase, vírgula e ponto e vírgula?

Não use crase: 

  • Antes de verbos;
  • Antes de palavras masculinas;
  • Antes da palavra terra (indicando solo),
  • Antes de expressões repetidas como dia a dia,
  • Depois das preposições paraatéapósdesde e entre,
  • Antes de nomes de cidades.

Use crase:

  • Para separar o lugar, o tempo ou o modo que inicie a frase (por exemplo: De modo geral, não falamos com desconhecidos);
  • Para separar elementos que você possa listar (por exemplo: Cris, Zé, Maria e Juca foram ao restaurante.);
  • Para separar orações independentes (por exemplo: Entrou no carro, penteou os cabelos, fixou o espelho);
  • Antes de conjunções adversativas (por exemplo: Eu gosto muito de correr, no entanto não corro muito para não me machucar);
  • Para separar explicações que estão no meio da frase (por exemplo: Joana, a moça que faz a limpeza, não chegou).

Importante: A regra geral é de não usar a vírgula antes de “e”. Há um caso especial em que é permitido quebrar essa regra que é quando a frase depois do “e” diz respeito a um sujeito diferente do que se referiu anteriormente, por exemplo: O diretor partiu, e todos os funcionários ficaram desorientados. Diretor é o sujeito da primeira frase e Funcionários é o sujeito da segunda frase.

Use ponto e vírgula:

  • Para alongar a pausa de conjunções adversativas (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, etc.) para substituir a vírgula. Por exemplo: Adoraria encontra-te hojecontudo, só poderei ver-te amanhã.
  • Para separar itens de uma enumeração: Por exemplo:

Na feira compramos:

-frutas;

-legumes;

-verduras.

  • Para separar orações coordenadas adversativas quando a conjunção aparecer no meio da oração. Por Exemplo: Pretendia encontrar todos os presentes na mesma loja;adquiri, porém, apenas alguns.
  • Para separar orações coordenadas não unidas por conjunção, que guardem relação entre si. Por exemplo: A comida está estragada; os clientes estão reclamando.

Escrever bem é meio caminho andado para conquistar o trabalho que deseja ou até mesmo uma promoção. Conheço casos de pessoas que eram bons profissionais, com conhecimento das atividades a serem executadas e bom relacionamento interpessoal, mas que foram reprovadas em seleções internas das organizações por não escreverem redações com clareza, coerência e que demonstraram desconhecimento de normas gramaticais.

Leia mais em Redação que abre portas…

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É inegável que nossa gramática é muito complicada e que por diversas vezes temos que consultar as regras que nos orientem a escrever melhor. Uma dica para aprimorar o conhecimento sobre a língua portuguesa é ler mais livros, jornais, artigos, tudo o que for conteúdo de qualidade. Na internet temos acesso a conteúdos atualizados sobre as regras da língua portuguesa, a informação está disponível para todos.

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