Incerteza domina o momento presente na liderança e no mercado. Com rotina pessoal e profissional das pessoas totalmente alterada, devido a pandemia do coronavírus, é necessário também rever a maneira como conduzir a gestão de pessoas.
Uma crise que acreditávamos que era passageira, completa 1 ano nesse mês de março. Quando pensávamos que a situação estava melhorando, aumentaram os números de acometidos pelo vírus e por consequência aumentaram as restrições e isolamento.
Os sistemas híbrido ou home office tornaram-se as alternativas mais seguras de trabalho adotada pelas empresas para cumprir ao máximo o distanciamento social. Neste momento é necessário que você líder assuma a posição de orientador de sua equipe, ajudando-a:
- Na adaptação a esses sistemas de trabalho;
- A como se comportar nas reuniões online;
- A manter o vestuário adequado para aparecer nas vídeo chamadas;
- A cuidarem da ergonomia (cadeira e mesa na altura adequadas para evitar lesões).
Veja mais dicas sobre home office no GUIA RÁPIDO PARA TER EXCELÊNCIA NA GESTÃO DE PESSOAS- LIDERANÇA EM 2021.
Além da mudança de ambiente (trabalho migrando para dentro de casa), existem as incertezas que norteiam muitos trabalhadores nesse momento, distante da empresa, onde podem pensar no ditado “quem não é visto, não é lembrado”! Por isso, é muito importante que você líder esteja presente online, sempre que possível, dando feedback à equipe para que tenham mais confiança em suas entregas e que saibam que estão sendo vistos de maneira positiva.
É importante trazer a sensação de que a vida está seguindo dentro da normalidade possível, que ainda existem as oportunidades de promoções, de desenvolvimento e crescimento dentro da cia.
A melhor maneira de passar pela crise (mesmo nessa que estamos vivendo, sem precedentes) é envolver as pessoas certas nos processos decisórios para que juntos encontrem soluções inovadoras e mais assertivas. Esse é o momento dos melhores talentos se destacarem para solucionar problemas complexos que nenhuma máquina consegue. Isso mesmo, a competência resolução de problemas complexos será fundamental para o profissional que quer manter-se no mercado. Transformações que esperávamos para os próximos 10 anos, estão se adiantando é e necessário caminharmos atentos às tendências desse novo mundo.
Com todas essas mudanças abruptas, o nosso emocional pode ficar abalado, a equipe desmotivada e até desengajada, pela insegurança de não saber o que é esperado de cada um como profissional e o que o mercado irá exigir daqui para frente.
Portanto, segue algumas dicas de como manter a equipe engajada na crise:
- Líder deve consultar a equipe: saiba que o colaborador que lida diretamente com o cliente e que tem a experiência das especificidades que norteiam a entrega do seu produto ou serviço pode lhe auxiliar com informações importantes para suas tomadas decisão. Consultando os colaboradores da linha de frente, você transmitirá a eles a importância do conhecimento e das atividades que realizam. Gerando senso de pertencimento.
- Gerando plano de ação conjunto: após consultar as pessoas chave da equipe é hora de elaborar o plano de ação e colocá-lo em prática, mas em conjunto. Assim, você gera accountability (senso de autorresponsabilidade) na equipe e olhar de dono do negócio.
· Distribuição de tarefas de acordo com o perfil de cada membro da equipe: não terá êxito se der uma tarefa totalmente fora do habitual do colaborador, porque a tendência é das pessoas estarem mais dispersas, distraídas, preocupadas com família em risco na pandemia. Por isso, analise o perfil de cada colaborador, quem gosta mais de números fica com tarefas relacionadas a números, quem gosta de relacionamento fica com tarefas que envolvam reuniões com clientes, etc…Para esse momento tão delicado da pandemia, você na posição de líder pode delegar aos poucos desafios diferentes dos habituais aos colaboradores, mas sempre atento a qualquer mudança de comportamento.
Em resumo, para engajar sua equipe é importante que haja o envolvimento de todos e níveis diferentes de complexidade. As pessoas chave que tem a experiência direta com o cliente serão termômetros da operação, os planejadores construirão planos eficazes com base nas informações recebidas e todos atuaram na execução de acordo com seus perfis e preferências. Com essas ações será possível criar uma atmosfera de significado e sentido no trabalho gerando o engajamento.