COMO FAZER UM CURRÍCULO MATADOR

Você está visualizando atualmente COMO FAZER UM CURRÍCULO MATADOR

Para iniciar a busca por uma oportunidade de trabalho, o primeiro passo a ser dado é elaborar um currículo! Ele terá a função de lhe apresentar às empresas, para isso, é necessário que seja claro, limpo, objetivo e de fácil leitura.

Os recrutadores recebem centenas de currículos por dia, visto a situação de nosso país que conta com 12 milhões de desempregados. Para dar início a um processo seletivo é realizada  a triagem dos currículos que mais se enquadram ao perfil da vaga. O grande problema é que muitos candidatos não sabem elaborar um currículo estruturado, coerente e que desperte o interesse do recrutador.

Veja algumas dicas de como fazer um currículo “matador”:

  • Preste muita atenção na elaboração para evitar erros de digitação ou gramaticais.
  • Use fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, cor preto.
  • Folha de sulfite A4 branca, nunca use folhas coloridas para imprimir o currículo.
  • Nunca dobre o currículo, entregue-o limpo, sem manchas, nem rasuras.
  • O ideal é que seu currículo não ultrapasse a quantidade de 2 folhas.
  • Não é necessário escrever Currículo ou Currículo Vitae no topo da folha.
  • Inicie inserindo seus Dados Pessoais: nome completo, idade, estado civil, endereço residencial, telefones de contato, e-mail. Apenas se for solicitado pela empresa insira número de documentos como RG ou CPF, caso contrário, não é necessário.
  • Em seguida, insira o Objetivo: informe em qual área ou cargo deseja atuar na empresa. Não coloque mais de um objetivo, para a empresa é interessante saber que você se interessa por determinada área . Exemplo: Controle de Qualidade.
  • Síntese de Qualificações: selecione por volta de 5 características que indicam suas competências em sua área de atuação, seja específico, não coloque apenas “ágil, dinâmico ou esforçado”. Procure destacar itens que tenham relação direta com a atividade que para a qual você está se candidatando. Exemplo: Conhecimento em sistema de coletor de informações para execução de transferência de produtos com defeito ao fornecedor; Habilidade em reconhecer diferentes materiais e avaliar se o defeito é de fábrica ou por uso inadequado. Conhecimento em emissão de Notas Fiscais.
  • Formação Acadêmica:  informe o nome do curso, nome da instituição de ensino, data de conclusão; escreva de forma cronológica do mais recente para o mais antigo.
  • Idiomas: Nunca informe que é fluente em uma língua se não for verdade, pois facilmente o selecionador no momento da entrevista pode descobrir que você mentiu. Não é necessário informar que é fluente em português, se você é brasileiro, pois é sua língua mãe.
  • Experiências Profissionais: informe do mais recente para o mais antigo, nome da empresa, breve resumo do ramo de atuação dela, seu cargo, suas principais atividades e realizações (se houver dados numéricos de resultados é relevante colocar), data de entrada e de saída da empresa (mês e ano). Se teve muitas experiências profissionais cite as que mais tiveram importância para o desenvolvimento de sua carreira.
  • Voluntariado: as empresas valorizam profissionais que atuam como voluntários em instituições sociais; entendem que esse profissional é uma pessoa preocupada com o bem estar do próximo e que é ativo para ter uma sociedade mais justa.

Para que você tenha mais chances de conquistar a vaga é importante conhecer a empresa que deseja ingressar. Faça um levantamento da missão, visão e valores da empresa; quais são seus principais produtos ou serviços; qual é o seu público alvo, etc. Com essa ação você será mais assertivo na elaboração de seu currículo, além de identificar pontos em comum do seu propósito de trabalho com a cultura da empresa.

Quando não houver experiência profissional, destaque atividades relevantes realizadas na escola, na faculdade ou em cursos profissionalizantes e deixe claro qual é o seu objetivo profissional. A falta de experiência profissional não será empecilho para a conquista da primeira oportunidade de emprego se for bem explicado no currículo que você é uma pessoa ativa, que ajuda aos seus pais ou que se destacou em cursos. Por isso, é importante que os adolescentes recebam essa orientação e um direcionamento vocacional e ganhem consciência de qual área lhes despertam interesse, para que ao chegar o momento da busca por primeiro emprego eles tenham mais segurança e mais possibilidades de sucesso.

Depois de elaborar um currículo “matador” impossível de ser ignorado é o momento de divulgar em redes como Linkedin, em sites de busca, nos sites das empresas, em agências de emprego, além de contar com a indicação de amigos. Tenha força, foco e fé que tudo vai dar certo no momento certo.

Deixe um comentário