Incerteza, palavra dessa semana. Muitos acreditam que o mundo está do avesso, devido aos últimos acontecimentos no cenário político da maior potência mundial (USA), gerando incerteza econômica em todos os mercados. Como sobreviver à onda de pessimismo e manter sua empregabilidade durante a crise?
Analisando a trajetória de vários profissionais de sucesso, podemos constatar que tempos de crise foram “divisores de águas” em suas vidas, por mais que tivessem medo, se permitiram olhar para as oportunidades do momento, identificaram as necessidades das pessoas e criaram soluções inovadoras, colaborando com a sociedade e gerando renda. O segredo é: não acreditar piamente no quadro apresentado pela mídia ou por tendenciosos, acredite que todo quadro por pior que seja, pode ser revertido, mesmo que exija um esforço extra, vale a pena.
“O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso”. Ariano Suassuna
Empregabilidade é um termo usado para nomear a capacidade de manter-se no emprego e/ou de recolocar-se no mercado de trabalho, protegendo sua carreira dos efeitos da crise. É a capacidade de mostrar às empresas que sua bagagem pessoal e profissional são úteis e necessárias, com seus conhecimentos você se antecipa aos problemas e gera resultados com soluções inovadoras. É manter seu diferencial competitivo para conquistar as melhores oportunidades de emprego.
Antigamente ter um diploma universitário era um grande diferencial para a conquista de um emprego; hoje o leque de competências para a ocupação de um cargo é grande, abrange competências gerenciais, técnicas, emocionais e éticas.
As empresas procuram profissionais que possuam capacidade de manterem o foco e a produtividade, diante da grande pressão do ambiente e das relações corporativas. É muito difícil alguém conseguir manter a saúde física e mental neste cenário com altas doses de estresse diariamente, por esse motivo o alto índice de afastamentos em nível gerencial por transtornos psicológicos.
Conheça os 6 pilares da Empregabilidade, estabelecidos por José Augusto Minarelli:
- Adequação da profissão à vocação: para alcançar realização e reconhecimento profissional é preciso estabelecer a harmonia entre o que sabemos fazer e o que amamos. É a manutenção da automotivação, ir trabalhar com satisfação e não só por obrigação.
- Competências: a atualização do profissional deve ser constante, sempre participar de cursos, palestras e treinamentos. O diferencial do profissional que mantem sua empregabilidade é possuir conhecimento técnico, capacidade de liderar pessoas, ter habilidade de comunicação, ter habilidade em marketing pessoal e capacidade de utilização da tecnologia.
- Idoneidade: é o estabelecimento da relação de confiança entre empresa e empregado, pela relevância do comportamento ético, boa conduta, respeito ao próximo e responsabilidade. O profissional pode ter muita experiência e conhecimento na função, mas se não tiver bem fortalecido este pilar, será eliminado do mercado de trabalho e não conseguirá se recolocar porque má fama se espalha facilmente no meio corporativo. Ninguém quer contratar uma pessoa que não inspira confiança e credibilidade.
- Saúde física e mental: é ter cuidado com seu corpo (atividades físicas e boa alimentação), não ceder à pressão exagerada, manter bons relacionamentos interpessoais e manter a autoestima. Profissionais saudáveis trabalham mais felizes, geram mais resultados e zelam pelo bom clima organizacional.
- Reserva financeira e fontes alternativas de aquisição de renda: para se prevenir de passar por um período de desemprego sem nenhum recurso financeiro, faça uma poupança, ela garantirá seu sustento até conseguir se recolocar no mercado de trabalho. Outra alternativa é ter um negócio próprio paralelo ao seu emprego como segunda fonte de renda.
- Relacionamentos: é muito importante ter um networking, mantenha contato com amigos, colegas de antigos trabalhos que possam colaborar com sua recolocação profissional. Mantenha esse contato mesmo se estiver empregado para garantir a manutenção de sua rede, não se sabe o dia de amanhã.
Agora analise se você tem edificado esses 6 pilares na sua vida profissional, é um exercício de autoconhecimento. Se houver lacunas a serem preenchidas, se esforce e comece a construir e reforçar seus pilares. Conte com o auxílio de um profissional Coach para desenvolver competências, identificar sua vocação profissional, instalar hábitos saudáveis e planejar sua carreira.
O momento é de mostrar ao mercado o seu valor que é marcado pelo que você é. Uma pessoa capacitada tecnicamente, que tem a ética presente em todas as suas ações, que é emocionalmente equilibrada para lidar com a pressão do dia a dia, que tem visão empreendedora (de dono do negócio, mesmo na condição de empregado) e que sabe aonde quer chegar com sua carreira é o modelo do profissional que chama a atenção, vemos que ser é mais importante que ter!
Deixo para sua reflexão, responda:
Por que uma empresa deve lhe contratar?
Quais são seus diferenciais competitivos?
Quais de seus conhecimentos podem colaborar com o crescimento da empresa?
O quanto suas experiências profissionais são importantes para o mercado de trabalho?
Quanto sua trajetória de vida pessoal e profissional falam mais sobre você do que seu currículo?
Quais são seus cases de sucesso?
Se houver muita dificuldade para responder às questões acima, lembre-se você não está sozinho, muitas pessoas enfrentam as mesmas dificuldades que você porque não aprendemos de forma tão específica na escola durante nossa formação regular sobre os desafios da empregabilidade. Lembre-se o processo de coaching pode auxiliar no desenvolvimento da empregabilidade.