No Brasil já são 11,4 milhões de desempregados, segundo levantamento do IBGE referente aos meses de fevereiro, março e abril de 2016. Diante desta dura realidade é importante se preparar para participar de processos seletivos.
As empresas encontram dificuldades para selecionar bons profissionais porque muitos candidatos não sabem como se comportar em uma entrevista de emprego e não conseguem deixar claro ao selecionador suas experiências, competências e conhecimentos. Também há outro problema: o candidato chega tão preocupado com sua postura que o selecionador não consegue fazer a “leitura” do perfil do candidato, justamente pela evidência que ele não está sendo ele mesmo.
A entrevista de emprego é uma ferramenta de coleta de dados. O selecionador irá observar, entrevistar e avaliar se o candidato a vaga tem as competências necessárias para ocupa-la.
O candidato geralmente apresenta sentimento de ansiedade a partir da véspera da entrevista. Para minimizar esse sentimento, vamos dar dicas de como agir antes, durante e depois da entrevista de emprego.
RECEBENDO O CONVITE
Ao candidatar-se a uma vaga de emprego, é importante ter em mente que a qualquer momento o telefone pode tocar. Tenha sempre a mão papel e caneta para anotar as orientações que lhe darão. Avise a seus familiares que está esperando uma ligação importante e que façam o máximo de silêncio quando você estiver ao telefone. Mesmo se você estiver na rua e receber a ligação de uma empresa, pare em um lugar próximo e tenha o papel e caneta para anotar as orientações. Se a ligação estiver com interferência, peça por gentileza que a pessoa com quem está falando lhe envie as orientações por e-mail, mas que você já está confirmando sua presença na entrevista. Seja educado, fale em tom de voz moderado, demonstre interesse pela oportunidade e agradeça, pois você pode ser avaliado desde o momento do convite a participar do processo seletivo.
DIA QUE ANTECEDE A ENTREVISTA
- Evite alimentos fortes, não se alimente em lugares de procedência duvidosa.
- Evite medicações que possam dar reações adversas.
- Imprima pelo menos 3 currículos atualizados, leve na entrevista e entregue ao selecionador.
- Pesquise todas as informações sobre a empresa: é importante conhecer a história e se possível os números (resultados) da empresa e mencioná-los na entrevista.
- Verifique qual é o melhor trajeto para chegar a tempo na entrevista e qual será o meio de transporte mais eficiente (veículo próprio, táxi ou ônibus).
- Separe as roupas que irá vestir para participar da entrevista.
- Procure roupas simples, mas elegantes, cores neutras (branco, preto, marrom ou bege). Mulheres evitem decotes, roupas muito justas, acessórios grandes, saltos muito altos e sandálias rasteiras sem cordão. Homens evitem tênis, bermudas, regatas, bonés e tenha a barba sempre aparada. O importante é chamar a atenção para suas competências e conhecimentos e não para sua roupa ou adornos.
- Durma cedo e descanse.
DIA DA ENTREVISTA
- Tome um banho caprichado, não use perfumes fortes e penteie os cabelos. Mulheres, façam maquiagem leve. Homens, aparem a barba.
- Chegue com no máximo 30 minutos de antecedência.
- Beba água e vá ao banheiro se necessário, antes de entrar na sala de entrevista.
- As entrevistas podem atrasar, até mesmo propositalmente, por isso respire e mantenha a calma.
- Desligue o celular.
- Não fique questionando a recepcionista sobre quando vai ser atendido, qual é o salário ou se tem muitos candidatos concorrendo à mesma vaga. Esteja ciente que desde a recepção você pode já estar sendo avaliado (pela forma educada de cumprimentar as pessoas, pela postura em uma sala de espera e por sua apresentação pessoal).
- Preencha a ficha de solicitação de emprego, sem rasuras, com letra legível e com informações verdadeiras. Evite deixar campos sem preencher.
- Lembre-se de levar todos os documentos solicitados.
A ENTREVISTA
- Apresente-se ao entrevistador e dê a mão de forma firma, mas sem apertar com força (Dê a mão apenas se o entrevistador estender a mão, caso contrário, cumprimente com um “Bom dia ou Boa tarde” acompanhada de um sorriso moderado). Mantenha um sorriso sereno, carisma é muito importante.
- O selecionador não é seu amigo, cuidado para não parecer íntimo com suas palavras.
- Aguarde ser convidado a entrar na sala e a sentar-se. Ao sentar-se procure manter a coluna alinhada.
- Faça gestos suaves, eles devem demonstrar equilíbrio. Procure manter as mãos abaixo da linha do queixo.
- Nunca olhe no relógio, essa ação pode dar a impressão que você está entediado ou apressado para ir embora.
- Nunca minta, os selecionadores são treinados para perceber a mentira.
- Dê respostas curtas e objetivas: 1 minuto cada uma no máximo (claro que você não irá cronometrar, essa é apenas uma indicação de tempo para você não se alongar).
- Não conte os problemas de sua vida na entrevista, essa informação pode interferir no resultado do processo seletivo.
- Não fale gírias, palavrões e evite os erros de português.
- Nunca fale mal do seu antigo chefe e/ou emprego, isso demonstra que você não valorizou a experiência.
- Mantenha uma linha de raciocínio no relato de suas experiências profissionais. Procure enfatizar o que você tem de bom para agregar a empresa e pense no que a empresa vai te ajudar com essa oportunidade.
- Mantenha seu olhar atento, olhe nos olhos do entrevistador, mas não o encare. Demonstre com suas sobrancelhas que está interessado em estar ali. Seja cortês, esteja pronto a realizar tudo o que solicitarem na entrevista, mostre que você sabe trabalhar em equipe.
- Se estiver terminando a entrevista e o selecionador te perguntar se você tem alguma pergunta, você pode perguntar sim, qual é o valor da remuneração ou sane qualquer outra dúvida que tiver. Antes disso, não pergunte, aguarde ser informado!
- Agradeça a oportunidade de participar do processo seletivo no final da entrevista. Geralmente as empresas dão retorno positivo ou negativo do processo.
DEPOIS DA ENTREVISTA
Aguarde 15 dias, se não receber o retorno, você pode ligar para a empresa para perguntar se o processo seletivo ainda está em andamento ou se já está encerrado.
“Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si”. Ayrton Senna
Essas são algumas orientações de como você pode se comportar para atender as expectativas do selecionador. Apostar na moderação, tanto na fala, quanto nos gestos é a chave para ser bem sucedido no processo seletivo. Se você usou essa chave e a porta não se abriu, mantenha a calma e reveja se suas competências são compatíveis com o cargo para o qual se candidatou. Trabalhe, estude e se esforce para desenvolver as competências necessárias para alcançar seu objetivo. Uma grande dica é participar de um processo de coaching, onde suas competências podem mais facilmente serem desenvolvidas com ajuda profissional. Pense nisso.