DICAS PARA ORGANIZAR O SEU TEMPO

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Você tem a sensação que o tempo está passando muito rápido? O dia teria que ter mais de 24 horas para você conseguir realizar todas as coisas que precisa? Calma, você não está sozinho nessa! Para aproveitar melhor o seu tempo e principalmente não levar trabalho para casa, aprenda aqui dicas de como organizar seu tempo.

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Desde a pré-história o homem identificou a necessidade de conhecer os padrões das constelações estelares para realizar a contagem do tempo, identificar as estações do ano e determinar os períodos de plantio e colheita. Com seu conhecimento sobre o tempo aprimorado, o homem passou a acumular mais e mais tarefas e funções, gerando a impressão que a quantidade de horas (24 horas) que se tem por dia era pouca.

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Essa impressão não tem fundamento, porque colocamos o tempo na condição de vilão da história.

Estamos vivendo no ano de 2016 e tudo o que vai acontecer neste ano é resultado de suas escolhas. Há sim possibilidades de realizar sonhos, de inovar, de mudar e de viver intensamente, basta não ceder à pressão da nossa época.

Sabemos que o tempo não pára, mas precisamos aproveitar cada momento ao máximo. Temos que produzir, trabalhar, mas também estar próximos da família, amigos e desfrutar de momentos de descanso merecido.

“Queixar-se por não ter tempo, é uma enorme perda de tempo.”

Gestão do Tempo ou Administração do Tempo são termos muito usados em nossa época, mas é impossível administrar algo que é vivo, que não para e independe de nosso querer.

A boa notícia é que podemos organizar os eventos, tarefas e atividades a serem realizadas dentro da realidade do tempo. Com essa percepção foram criadas várias ferramentas para organizar-se dentro do tempo:

  • 5W2H: ferramenta muito utilizada para planejamento de ações, por sua simplicidade e eficiência, consiste em submeter sua ideia a estas 7 questões. Sua autoria é atribuída a alguns autores como Rudyard Kipling, Alan G. Robinson, Marco Fábio Quintiliano e Aristóteles. A ferramenta permite que você organize todos os passos para por em pratica um plano de ação claro, objetivo e com prazos a serem seguidos o que limita a perda de tempo.

TABELA 5W2H

  • 70 x 20 x 10: essa ferramenta é um modelo de aprendizagem e desenvolvimento, gerado pela observação e pesquisa realizada com gerentes bem sucedidos e de alta performance nos U.S.A. Esses profissionais organizam seu dia:

  70% do tempo utilizado em resolução de problemas e tarefas difíceis (promovendo alto grau de desenvolvimento profissional).

20% do tempo utilizado para troca de feedbacks e análise de bons ou maus exemplos de soluções sugeridas para resolução de problemas.

 10% do tempo o profissional investe em cursos e leitura de assuntos relacionados ao trabalho.

Facilitando a aplicação da ferramenta 70 x 20 x 10:

Amplie o propósito do trabalho: assuma novas responsabilidades, aumente o controle sobre suas tarefas, reforce autoridade de decisão e desenvolva competências específicas.

Aprenda através da resolução de problemas reais: use o feedback para tentar uma nova abordagem para um problema frequente, aplique um aprendizado novo em situações reais.

Aprenda através de novas experiências: gerenciar mudanças, participar de um grupo e desenvolver um novo projeto de trabalho, assumir atividades na comunidade, realizar visitas a clientes, assumir tarefas que estão além de seu conhecimento e faça cursos.

  • Tríade do tempo: baseada em uma pesquisa realizada com mais de 42 mil pessoas pelo mundo, Christian Barbosa traz essa metodologia de organização de tempo em seu livro “A TRÍADE DO TEMPO”, editora Sextante. Recomendo esse livro porque me ajudou a entender em quais atividades eu perdia tempo, a priorizar o importante e não deixa-las que se tornem urgentes.

TRIADE DO TEMPO

A intenção da ferramenta é ajuda-lo a diminuir o número de atividades urgentes, focar nas importantes e eliminar as circunstanciais (uso de celular, redes sociais, conversas paralelas, etc…).

Todos os dias vocês classifica em sua agenda de trabalho o que é:

  • Urgente: (prazo está em cima da hora de entregar ou já está atrasado).
  • Importante: (tem ainda um prazo de pelo menos uma semana para resolver com tranquilidade).
  • Circunstancial: (eliminar o tudo que te distraia e prejudique sua produtividade).

Quer ser uma pessoa super produtiva e ter tempo para fazer mais coisas que gosta (passear, namorar, brincar com os filhos, ler, etc..)? Confira as dicas a seguir:

  • Não toque duas vezes na mesma tarefa (resolva na primeira oportunidade);

  •  Não saia do trabalho sem programar o dia seguinte (importante ter agenda);

  • Não ceda a urgência;

  • Divida tarefas (delegue e acompanhe);

  • Faça uma atividade de cada vez;

  • Saiba dizer “Não” quando necessário;

  • Confira e-mails em horários estratégicos;

  • Nunca leve trabalho para casa.

Podemos administrar as atividades e eventos que queremos realizar dentro do tempo que temos disponível. Organizar nosso tempo vai além de contabilizar o tempo do relógio. Organizar nosso tempo traduz nossa visão de mundo e o que esperamos que aconteça em nossas vidas. Use o tempo a seu favor.

Como você está usando o seu tempo? Está perdendo sorrisos? Está acompanhando o crescimento de seus filhos? Pense bem e faça do tempo o seu amigo.

 

Este post tem um comentário

  1. Lucas Patrick

    Ola, Ágata Lima. Gostaria de parabenizar este excelente post .Venho procurando estás informações a muito tempo. Fiquei fascinado com o site .Obrigado pelas dicas.

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