Quando questionadas sobre em que consiste o trabalho perfeito, a maioria das pessoas responde: aquele que traz reconhecimento, alto salário, plano de carreira e é próximo de sua residência. Porém, com toda a convicção posso lhe afirmar que o que é perfeito para mim não é perfeito para você. O que existe na verdade é o trabalho que mais se adéqua às suas necessidades e anseios. Assim, entendemos que não existe o trabalho perfeito.
Prova disso é o que ocorreu em 2009, quando foi divulgada na mídia a oferta do “melhor emprego do mundo”. A função a ser ocupada era de zelador de uma ilha na Austrália (para alimentar animais nativos, fazer mergulhos e cuidar da correspondência). O selecionado foi Ben Southall e seu contrato era da duração de seis meses com remuneração equivalente a R$40.000,00 mensais. Ben concorreu com mais de 34 mil pessoas e conquistou a vaga. Em entrevistas dadas após a experiência, ele relatou que o trabalho deveria ser chamado de o “trabalho mais ocupado do mundo”, pois as tarefas consistiam também em testar atrações turísticas e produzir fotos e conteúdos para um blog de divulgação da região e atrair turistas. Ainda, viveu um momento desagradável, quando uma espécie de água-viva com veneno mortal o picou e por sorte o socorro médico foi imediato e decisivo para sua sobrevivência.
É… Nem tudo é perfeito. A experiência vivida por Ben foi gratificante, mas teve seus desafios. Assim ocorre com todo o tipo de trabalho, mesmo que você faça o que gosta, não faltarão momentos em que terá de fazer atividades “chatas”, mas pertinentes.
Traçar como meta a obtenção de um trabalho perfeito não é realista. Pôr altas expectativas à frente de chances reais de crescimento e desenvolvimento pode gerar uma “cegueira” e o trabalho adequado para você passar despercebido.
Não é errado sonhar em trabalhar em uma empresa grande e bem conceituada no mercado; errado é pensar que neste trabalho você só viverá momentos de felicidade e reconhecimento.
Para saber se está disposto a fazer parte de uma determinada organização é essencial que você se conheça bem: tenha definido o seu propósito de vida, valores e que saiba aonde quer chegar com sua carreira profissional; após isso, conhecer a missão, visão e valores da organização para a qual deseja prestar serviço e verificar se são compatíveis para que haja a união harmônica. Sabendo que esse levantamento de informações não é garantia de amor eterno ao trabalho.
Resumindo, para que haja maior chance de sucesso na escolha do trabalho que seja “perfeito para você”, recomendo:
- Exercite seu autoconhecimento: defina seu propósito de vida e valores que lhe acompanham independente da situação. No processo de coaching facilmente você irá descobrir o sentido e a direção da sua vida.
- Conheça as diretrizes da organização que deseja se candidatar: verifique a compatibilidade da identidade da organização, missão, visão e valores com os seus. A cultura da empresa deve ver a felicidade como ferramenta geradora de resultados.
- Avalie se terá oportunidade de crescimento contínuo: informe-se sobre a existência de programa de treinamento estruturado, oportunidades de estudo e aprimoramento em sua área.
- Informe-se sobre o clima organizacional: se a empresa oferece ambiente satisfatório para o relacionamento interpessoal e liberdade de comunicação com gestores para sugestões e feedbacks construtivos.
- Contribuição para a melhoria do mundo em que vivemos: seu trabalho trará benefícios à sociedade? Você deixará sua marca no mundo? Poderá usar seu potencial e suas competências para melhorar a vida das pessoas?
- Reflita se está na profissão adequada para você: sua profissão permite que você tenha emoções positivas em 70% do seu tempo diário e 30% do tempo são usados para resolver problemas relacionados a ela? Essa é uma média saudável. Se estiver dispensando 70% do seu tempo com atividades que não lhe trazem satisfação e em apenas 30% do tempo está “curtindo” seu trabalho é hora de avaliar se está na profissão certa para você ou se a organização em que está não contribui para o bom desempenho de suas atividades.
Ter a expectativa de que existe um trabalho perfeito lá fora lhe esperando é o que dá energia para não interromper busca.
Busque um trabalho apaixonante, sabendo que, assim como no casamento, o trabalho também lhe apresentará momentos de dificuldade e a cada superação o relacionamento torna-se mais fortalecido e você será um profissional cada vez melhor no que faz.