IMPEDIMENTO PROFISSIONAL

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Somos seres sociais, portanto, o relacionamento interpessoal é fundamental para nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Manter relacionamento saudável com a equipe de trabalho preserva a saúde emocional dos trabalhadores,  auxilia na obtenção de resultados e crescimento da organização.

A dura realidade que muitos trabalhadores enfrentam é o “impedimento profissional” que pode ser compreendido como: o momento em que o relacionamento com a equipe está tão desgastado que o indivíduo é isolado por seus colegas (evitando inclui-lo nas atividades de trabalho e eventos sociais), não recebe novas atribuições, não recebe oportunidade de desenvolvimento (promoções, mudanças de setor, etc.) e pode levar a demissão voluntária ou involuntária (considerado o maior fator de impedimento profissional).

Nós sempre estamos nos relacionando com nosso próximo, por mais que a tecnologia esteja  avançada, as relações humanas sempre existirão. Sabemos que relacionar-se é uma arte que precisa ser aperfeiçoada todos os dias, visto que cada indivíduo tem sua personalidade, seus ideais e seus costumes diferentes, é necessário incorporar ao relacionamento dois ingredientes básicos: respeito e tolerância.

Ninguém é obrigado a “engolir a seco” as ideias do outro; podemos expor nossa posição sobre o mesmo assunto, mas com flexibilidade para ouvir e avaliar qual é a melhor opção para o sucesso da equipe.

“O bem coletivo deve estar sempre em primeiro lugar”.

A sabedoria está em saber argumentar de forma coerente e respeitosa, além de estar aberto ao novo. As organizações que tratam o relacionamento interpessoal com a mesma importância que a capacitação e qualificação profissional têm resultados mais expressivos no mercado, pois possuem os profissionais mais engajados e motivados.

É terrível sentir a angústia batendo na porta do coração, quando chega domingo à noite, só de pensar que na manhã de segunda-feira você terá que ir ao trabalho, em um ambiente hostil, um local mergulhado em um mar de negatividade.

É possível transformar um ambiente tóxico em um ambiente agradável e produtivo? Como mudar esse quadro?

O ponto de partida é avaliar se este trabalho é para você, se ele atende ao seu propósito profissional e se ele não fere seus valores pessoais.

Vale a pena? Então, trabalhe para conquistar o respeito, a confiança e a simpatia da equipe.

Não vale a pena? Não se identifica com a cultura da organização? Então, planeje sua busca por uma oportunidade e programe seu desligamento.

Veja como manter relacionamento interpessoal satisfatório e evitar o impedimento de seu crescimento profissional:

  • Conheça seus colegas de trabalho: esteja atento ao comportamento de seus colegas para saber como lidar com cada um. É evidente que assim como eles, você também tem seu jeito de ser, mas é importante saber como lidar com colegas mais intempestivos, ansiosos ou incisivos para evitar atritos desnecessários.
  • Use a empatia: sempre se coloque no lugar do próximo; procure tratar o outro como você gostaria de ser tratado. Nunca leve a mal as atitudes de seus colegas; pense em quais foram os fatores que os levaram a tomar determinadas decisões e construa seus argumentos com fatos sólidos para justificar uma revisão. Respeite os sentimentos das pessoas e se notar um colega desanimado ou triste ofereça apoio.
  • Cuidado com o tom de voz: vários mal-entendidos são causados apenas por má interpretação do tom de voz usado.
  • Resolva os conflitos imediatamente: não deixe que um pequeno conflito cresça como uma bola de neve, chame reservadamente os envolvidos e resolva a situação.
  • Elogie o desempenho de seus colegas: não é necessário ser um líder formal para motivar a equipe de trabalho, elogie de forma discreta e profissional o desempenho e resultados apresentados por seus colegas. Elogie de forma sincera, do contrário você perderá o respeito de todos.
  • Permita-se aprender sempre: tenha humildade de aprender com seus colegas e compartilhe generosamente seus conhecimentos, quando solicitado.
  • Reconheça seus erros: assuma suas responsabilidades, sempre buscamos acertar, mas o erro é importante para gerar aprendizado.
  • Evite falar de sua vida pessoal: lembre-se que são poucos os colegas de trabalho que levamos para a vida, portanto, seja amistoso e cordial no ambiente de trabalho sem expor sua intimidade.
  • Dê e receba feedback: esta é a garantia de que estamos nos comunicando, evitando margens para mal-entendidos e conflitos desnecessários. É indispensável que o feedback seja dado em local reservado e que o conteúdo seja sempre construtivo.

“Nunca é cedo para uma gentileza, porque nunca se sabe quando poderá ser tarde demais”. Ralph Waldo Emerson

equipes

Cada indivíduo tenta se ajustar em um grupo, da mesma forma no trabalho tentamos nos ajustar a uma equipe composta por pessoas com vivências e propósitos diferentes. Não podemos escolher nossos colegas de trabalho, mas podemos manter um clima de cordialidade e cooperação para o bem coletivo. Todos ganham com o relacionamento interpessoal saudável. É dever de todos fazer o possível para ter um clima organizacional agradável, com um ambiente inspirador e produtivo para que todos os trabalhadores possam se desenvolver pessoal e profissionalmente, além de gerar crescimento da organização e fortalecimento da marca no mercado.

Se você está em um momento de impedimento profissional, reflita sobre suas responsabilidades e as responsabilidades da equipe que o levaram a este ponto; reflita se é possível e/ou viável trabalhar para reverter esse quadro ou se é hora de partir para novos desafios. Para evitar decisões precipitadas: não faça nada nervoso, reflita sobre cada passo que foi tomado (erros e acertos) e planeje os próximos passos (reunião de feedback com a equipe, mudança de departamento ou busca por nova oportunidade, por exemplo). O recomendado é que a organização também faça a sua parte na manutenção das boas relações: promovendo atividades de interação das equipes, treinamentos comportamentais (para desenvolvimento e aprimoramento de competências),  evitando as competições entre equipes, estimulando a cooperação, promovendo o diálogo e estimulando o crescimento contínuo. Não somos autossuficientes, sempre precisaremos do outro, assim como o outro sempre precisará de nós.

Para mudança de hábitos, comportamentos ou de trabalho conte com ajuda profissional de um Coach, é mais fácil, produtivo e menos dolorido o processo de mudança quando recebe apoio.

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