LIDERANÇA POSITIVA NA PANDEMIA

Você está visualizando atualmente LIDERANÇA POSITIVA NA PANDEMIA

A liderança positiva traz equilíbrio e coerência para a equipe e para o negócio. Você tem aplicado a liderança positiva em sua gestão? Ela tem impactado seu desempenho?

Os líderes têm apresentado bom desempenho durante a pandemia. É o que mostra a mais recente pesquisa da Ticket, que ouviu 558 profissionais brasileiros de diferentes seguimentos que estão atuando durante 1 ano em home office, destes 76% afirmam que houve influência positiva da liderança sobre a equipe.

A pandemia trouxe muita dor e preocupação, mas também muitas oportunidades no âmbito do trabalho. Para a maioria dos brasileiros o home office, ainda não é uma realidade, mas para a parcela da população (cerca de 7,3 milhões de pessoas) que aderiu a esse modelo de trabalho, a aplicação da liderança positiva está sendo muito importante para passar pela crise.

Precisamos da compreensão de que a liderança positiva não é fantasia, nem ignorância de um quadro de crise; pelo contrário, precisamos da positividade para lidar com a dureza da vida, pelos inúmeros desafios diários que a liderança enfrenta e pelas transformações mundiais. A positividade é essencial neste momento de grandes incertezas e ansiedade.

“Não somos positivos porque a vida é fácil. Somos positivos porque a vida pode ser dura”. Jon Gordon

Ainda não é possível identificar e até mensurar os prejuízos psicológicos que o home office pode gerar em algumas pessoas que sentem mais a necessidade de socializar pessoalmente, conta-se nesse momento com o apoio da liderança para conectar os integrantes de sua equipe de maneira virtual, mas com frequência.

Você pode não ser positivo por natureza, mas entenda que a negatividade sequestra o melhor de você, gerando: medo, estresse, ansiedade, esgotamento físico e mental, entre outros males. Assumir uma postura positiva é um esforço que vale a pena! Realizar atividade física (em casa), passar tempo de qualidade com a família e exercer sua espiritualidade ajudam na emersão de ideias claras e criativas.

espiritualidade

Princípios da liderança positiva:

Conduz a equipe a uma cultura positiva: as pessoas se reconhecem e se identificam na organização.

Cria e compartilha uma visão positiva: onde há crise, também há oportunidade.

Traz otimismo e convicção: crer é fazer acontecer, reforça o melhor de cada pessoa.

Transforma, confronta e remove a negatividade: não admite sequestradores de energia, pensamentos que não agregam para o bem coletivo e do negócio.

Gera equipe conectada: estimula a colaboração, a conexão e a união de talentos.

Zela pelo relacionamento: trabalha em favor da construção da confiança entre as pessoas, facilitando a comunicação. Na pesquisa da Ticket, somente 9% dos entrevistados afirmaram que receberam informações sobre a empresa, por meio de conversas informais entre os colegas, logo, percebe-se que houve expressiva melhora na comunicação dos líderes e aumento da credibilidade sobre as informações.

Traz excelência e propósito: o senso de responsabilidade do grupo sobre os objetivos do negócio, favorecem a excelência da execução do trabalho, além de saber a finalidade de cada tarefa, evidencia o propósito e gera engajamento.

Gera antecipação: estar a frente, acompanhando as tendências do mercado e antevendo as possibilidades de as ações darem certo ou errado, diminuem as possibilidades de falhas e mantem o otimismo da equipe.

A relação de ponto de vista – Telescópio e do Microscópio na liderança:

Para exercer a liderança positiva proponho que você pense em duas formas de observar e analisar os desafios diários.

Primeiro, conte com a visão proporcionada pelo telescópio, ele auxilia a manter os olhos no objetivo central e no cenário geral. Mas, utilizar apenas esse ponto de vista lhe prenderá no futuro, no sonho de alcançar o objetivo central e não conseguirá ver o caminho que terá que percorrer para chegar lá.

Segundo, conte com a visão do microscópio, ele ajudará a ver o caminho a ser percorrido a curto prazo para chegar até o objetivo central mostrado no telescópio. Usar apenas o microscópio, irá fazer com que se esqueça do objetivo central e a qualquer obstáculo, desafio ou empecilho irá se desmotivar.

É preciso de tempos em tempos dar uma olhada no telescópio para não se esquecer aonde quer chegar, qual é a meta principal e não perder o ânimo.

Agora para se comprometer com a liderança positiva, escreva em um papel seu objetivo principal a ser alcançado com sua equipe e uma ação específica que irá ajudá-los no cumprimento. Aplique os princípios da liderança positiva e colha os resultados, principalmente neste momento de pandemia.

Deixe seu comentário se gostou desse artigo e me conte quais temas gostaria de ver por aqui. 

Deixe um comentário