LUZ E SAL : COMPONENTES PARA A LIDERANÇA INSPIRADORA

Você está visualizando atualmente LUZ E SAL : COMPONENTES PARA A LIDERANÇA INSPIRADORA

Estamos no mês de dezembro e muitos estão “batalhando” para fechar o ano com metas “batidas e se possível superadas”. Como inspirar sua equipe a entregar resultados, se já estão em clima de festas?

Essa época do ano é uma delícia, tem panetone, presentes, decoração especial, amigo secreto e um clima de confraternização no ar. Mas, o Natal ainda não chegou! Podemos curtir essa harmonia, mas temos que focar nas metas que faltam ser alcançadas no trabalho.

Muitos líderes falham neste período, pois estão submetidos à pressão de seus superiores e repassam essa pressão em dobro aos seus liderados. As metas são importantíssimas para o negócio, mas não podemos esquecer que os resultados são gerados por pessoas dotadas de sentimentos que precisam de incentivo e inspiração para se automotivar e entregar o seu melhor.

O líder inspirador usa dois elementos para extrair o melhor de sua equipe:

LUZ e SAL

Isso mesmo! Você não entendeu errado.

Vamos analisar os dois elementos:

Luz: geralmente a luz quando foca em um objeto ela pode ser absorvida por ele, pode ser refletida ou transmitida através dele. Quando entramos em uma sala e ascendemos a luz, não acendemos para ver a luz, mas para ver o que há de belo, interessante ou útil no ambiente. Percebeu que a luz não é egoísta, ela não se promove, ela realça o que tem de melhor onde se irradia e se faz presente. O líder inspirador vai fazer de tudo para que sua equipe apareça e mostre o que tem de melhor em serviço, em produtos e em atendimento ao cliente.  O líder inspirador vai elogiar sua equipe publicamente a cada novo feito, vai incentivar o espírito de coletividade e vai reforçar o sentimento de dono do negócio em cada colaborador. Seja um líder iluminado e irradie seu otimismo, ousadia, orgulho de pertencer a equipe e empatia.

dining-room-1787939_640

Sal: sua função é conservar, destacar ou realçar o sabor de cada alimento e mesmo juntos em um prato, nós conseguimos sentir o gosto individual de cada alimento potencializado, mas não descaracterizado. Perceba que o líder que usa a temperança do sal em suas ações conserva as pessoas talentosas de sua equipe na organização; destaca por meio de reconhecimento, elogios ou premiações aos colaboradores mais proativos e realça por meio de treinamentos as competências de colaboradores com potencial a ser desenvolvido e os influencia positivamente.

himalayan-1509964_640

Você tem usado esses elementos em sua liderança?

Se não usa, experimente!

Não só a sua equipe se desenvolverá e alcançará metas; você como líder terá a oportunidade de expandir suas competências gerenciais e inteligência emocional, pois terá temperança para lidar com a pressão e não a repassará de forma desmedida para a equipe.

Seus colaboradores ficarão mais engajados, mais motivados, mais satisfeitos em trabalhar com um líder iluminado, inspirador e com a medida certa nas cobranças por resultados.

Espero que todos fechem o mês de dezembro com metas alcançadas e superadas, com equipes motivadas e com líderes mais inspiradores.

 

Deixe um comentário