A cada réveillon trazemos conosco vários sonhos e metas que queremos alcançar no novo ciclo, não é mesmo? Mas, o tempo passa e por falta de estratégia as metas se perdem pelo caminho.
Você ingressou no empreendedorismo devido ao cenário econômico atual do Brasil e ainda não teve os resultados esperados? O ano de 2016 está acabando daqui a pouco e você não conseguiu colocar em prática tudo o que tinha se proposto? Saiba que ainda dá tempo de mudar essa situação!
O Ciclo PDCA é uma metodologia muito conhecida no meio organizacional, consiste em uma estratégia muito simples de ser aplicada, gerando: resolução de problemas, qualidade nos processos, integração gestor/colaboradores e crescimento da organização.
A metodologia nasceu na administração voltada para a qualidade (processos/produtos) nas organizações. O Ciclo PDCA pode ser utilizado também na vida pessoal, pois nos permite organizar os passos que seguiremos para alcançar metas pessoais, nos tira da zona de conforto e nos permite crescer. Vivemos de forma sistêmica: criamos uma ideia, tomamos atitudes para colocá-la em prática, recebemos o retorno e atuamos de acordo a ele, mas nos perdemos quando o retorno não é o esperado, desanimamos e até desistimos de persistir. Com o PDCA é possível estruturar o planejamento e prever possíveis percalços no caminho da execução, facilitando os ajustes e a obtenção de mais realizações.
Etapas do Ciclo PDCA:
PDCA: PLAN (planejamento), DO (executar), CHECK (checagem, verificação), ACT (ação)
PLAN: estabelecimento de meta; listagem dos passos a serem seguidos; identificação de problemas e soluções inovadoras; desenvolvimento de plano de ação com prazos a serem cumpridos.
DO: execução do plano de ação elaborado na etapa anterior (planejamento); cumprir fielmente os prazos; levantamento de dados para análise do processo da próxima etapa.
CHECK: verificação e análise do que foi planejamento em relação ao que foi executado; comparar os resultados obtidos com os resultados esperados.
ACT: com base nos dados da etapa anterior, aplicar ações corretivas para os erros cometidos ao longo do processo. O estudo do ciclo PDCA permite ter o conhecimento profundo dos processos de seu negócio e a elaboração de planos de ação mais eficientes. Assim, recomeça o ciclo PDCA na busca de melhoria contínua.
Sua aplicação exige muita dedicação e disciplina para que não haja falhas na execução do ciclo. Não pule etapas, só passe para a etapa executar se já tiver certeza que o planejamento está completo e realista.
Em resumo, o PDCA é aplicado por meio de estabelecimento de meta, planejamento de passos a serem seguidos, em seguida é necessário verificar se os passos foram executados e qual o resultado obtido, partindo da checagem para a aplicação de ações que irão eliminar os impedimentos de seu avanço e elaboração de novas ações por plano de ação (reinício do ciclo).
Por ser tratar de uma ferramenta de busca por melhoria contínua, o ciclo geralmente não tem fim, mas caso o processo chegue a um patamar de excelência, inicie um novo ciclo com outro processo e meta diferente. O PDCA permite que você encontre nos problemas as oportunidades que faltavam para alavancar seu negócio ou dar um “up” em sua vida.
Viu só? O PDCA pode lhe ajudar a por em prática o que está pendente! Ainda dá tempo de fechar o ano com conquistas! Siga rigorosamente as etapas do ciclo, se comprometa, e celebre suas realizações.