Não saber que direção seguir na vida é o mesmo que estar em um barco a deriva no mar das circunstâncias, sem preparo para enfrentar as possíveis tempestades ou o sol forte. Para mudar esse quadro conheça e aplique o planejamento estratégico.
A definição linguística de estratégia: derivada das palavras gregas stratos (exército) e ago (liderar), ou seja, liderar exército. Em torno dessa premissa, criou-se alguns mitos sobre estratégia, como:
- Estratégia é um documento que depois de elaborado não pode ser alterado;
- Estratégia só pode ser desenvolvida por pessoas dotadas de grande inteligência porque eles veem além das pessoas comuns;
- Estratégia deve ser seguida com foco militar, no sentido de canalizar sua energia e esforços para derrotar o inimigo (concorrentes, variações de mercado, etc) para alcançar uma vitória.
Estratégia pode receber conceitos variados dependendo de sua aplicabilidade, para simplificar podemos entender que trata-se de: definir aonde quer chegar e planejar ações para chegar lá, com prazos determinados. Este princípio pode ser aplicado também à estratégia de negócios. Chamar de planejamento estratégico um calhamaço gigante de papel é incorreto, o planejamento deve ser sucinto e de fácil aplicação.
Planejar é pensar no futuro desejado, é tomar decisões assertivas, é um procedimento gerador de resultado e amigo da meta.
Para elaboração de planejamento estratégico, responda:
- Qual é sua situação atual? Onde você está neste momento?
- Aonde você quer chegar? O que quer alcançar?
- Quais são suas opções para chegar ao seu destino?
- Quais são as bases que definem suas escolhas?
- Para realizar as opções escolhidas, quais recursos você usará?
- Quem poderá lhe ajudar a tornar seu objetivo realidade?
- Como vai fazer as ações? Onde (ambiente, local, cidade)?
- Em quanto tempo vai alcançar seu objetivo (dia/mês/ano)?
- Vai fazer checagens, de quanto em quanto tempo, para saber se está no caminho certo?
- Como saberá que chegou lá, que alcançou sua meta?
É preciso estabelecer metas, prazos, a direção que você quer dar para a sua vida e fazer o acompanhamento deste planejamento para não perder o foco ou sair dos trilhos. Ressalto que o planejamento estratégico não é uma ciência exata, pode ter mudanças pelo meio do caminho por circunstâncias que fogem de nosso controle, afinal estamos falando de vida! E que bom que os planos podem mudar e o resultado final ser melhor do que esperávamos, a exemplo do que vimos no último domingo, pelo resultado obtido por Arthur Mariano Nory, ginasta que se preparou para competir por medalha no aparelho barra, mas que foi de última hora inserido para competir no solo, ele reviu sua estratégia, dificultou a série e afirmou que “Fui para o tudo ou nada”. O resultado foi melhor que o esperado e conquistou medalha de Bronze em seu país.
A vida é flexível e cheia de variações (os conhecidos altos e baixos), cabe a nós a realização da revisão da rota quando necessário e a revisão do destino desejado. Dependendo do momento de vida, desejamos alcançar uma meta, mas o tempo passa e com ele adquirimos mais maturidade e experiência de vida, a meta que antes fazia sentido, hoje já não faz e definimos nova meta, novo destino, novo sonho.
O imediatismo é o grande limitador da geração Y, pois não tem paciência para planejar a longo prazo e querem resultados para ontem; podemos encontrar os mesmos comportamentos em pessoas ansiosas.
Não deixe a vida te levar… Esteja presente no momento que se chama agora, esteja atento para perceber as oportunidades surgindo e pondere sua escolha para alcançar o destino que mais lhe fará feliz.
A maratonista aquática Poliana Okimoto, afirmou em entrevista para a mídia que nós buscamos tanto um objetivo e a emoção é tão grande ao alcança-lo que nem sabemos o que fazer naquele momento. Realmente, ficamos impressionados com nossa potência ao conseguirmos resultados extraordinários, e o depois? Qual é o próximo passo? Como manter sua marca ou elevar seus resultados?
Quer ter acompanhamento na sua jornada rumo ao seu destino tão sonhado? Procure o ajuda profissional de um Coach. Ele fará acompanhamento semanal de seu planejamento, lhe auxiliará no desenvolvimento de competências e recursos internos para que ao alcançar sua meta você esteja pronto para usufruir o melhor que sua conquista pode lhe proporcionar.