Vivemos em tempos desafiadores, o desemprego, a instabilidade econômica e política do país têm levado muitas pessoas a procurar orientação profissional para lidar melhor com essa realidade.
Pessoas tomadas pelo negativismo têm sido acometidas por depressão e crises de ansiedade. Por mais de 60 anos a psicologia tem se preocupado em oferecer tratamento para pessoas em sofrimento, dando-as apoio para prosseguir na vida com mais autoconfiança, autoestima e superação de situações traumáticas.
Compreendendo que a Psicologia não é apenas para as pessoas que estão em sofrimento, mas também para o desenvolvimento das virtudes e potencialidades humanas, o psicólogo Martin Seligman em 1998, quando assumiu a presidência da American Psychological Association (APA), iniciou um movimento chamado Psicologia Positiva.
A Psicologia Positiva entende que:
- A psicologia deve considerar os pontos fortes, tanto quanto considera as fraquezas humanas.
- O reparo dos danos causados na vida deve ser realizado, mas devem ser desenvolvidos também os pontos positivos para fortalecimento do indivíduo.
- A psicologia deve se interessar por assuntos da vida cotidiana de pessoas comuns para que estas tornem suas vidas mais gratificantes.
- A psicologia deve promover talentos e levar o ser humano a conhecer suas potencialidades.
Com essa nova perspectiva, o ser humano tendo conhecimento de suas potencialidades e virtudes, vivenciam o desenvolvimento saudável e positivo biopsicossocial. Os pesquisadores realizaram estudos em diversos códigos de conduta de culturas orientais e ocidentais e identificaram seis virtudes comuns entre eles:
- Sabedoria
- Coragem
- Amor
- Justiça
- Moderação
- Transcendência
Para que o ser humano conquiste essas virtudes, é necessário que tenha as seguintes características (denominadas de forças pessoais):
- Gratidão
- Justiça e Equidade
- Liderança
- Bondade e Generosidade
- Entusiasmo e Energia
- Curiosidade
- Apreciação da Beleza e da Excelência
- Modéstia e Humildade
- Amor pelo conhecimento
- Integridade, Honestidade e Autenticidade
- Prudência e Cautela
- Diligência e Perseverança
- Bravura e Valor
- Humor e Alegria
- Perdão
- Cidadania e Trabalho em Equipe
- Criatividade e Originalidade
- Espiritualidade e Senso de Propósito
- Capacidade de amar e ser amado
- Esperança e Otimismo
- Inteligência Social
- Perspectiva e Sabedoria
- Julgamento e Pensamento Crítico
- Autocontrole e Auto-regulação
Assim, a Psicologia Positiva é o movimento científico que estuda o que faz a vida ter sentido, o que a faz valer a pena e o que te faz feliz.
A felicidade autentica pode ser conquistada por 3 caminhos segundo a Psicologia Positiva:
Vida agradável ou prazerosa: é vivenciar o máximo de emoções positivas e usar suas habilidades para amplia-las.
Vida de envolvimento ou engajada: ter atividades (pode ser uma pelo menos) que você se engaje inteiramente, algo que você realmente ama fazer e que pode te levar ao estado “Flow”.
Vida com significado: encontrar sentido, um propósito na vida, estar a serviço de algo maior que você, deixar sua contribuição para a sociedade, deixar um legado.
Mihaly Csikszentmihalyi é psicólogo e criador do conceito de “flow”, termo que vem do inglês que significa fluir, também conhecido como experiência de fluxo.
Flow:
- É quando o indivíduo se envolve completamente com a atividade, dando o melhor de si e ambos se tornam um.
- É o fluir criativo e espontâneo do individuo.
- É um momento de intensa concentração e sensação de que o tempo parou.
- É uma experiência diferente do que o simples prazer de se fazer o que gosta, porque o prazer é sentimento e você reconhece que está acontecendo, já no flow não há esse reconhecimento de sensação, a atividade por si só torna-se intrinsicamente gratificante e recompensadora, dispensando supervisão ou qualquer tipo de orientação para sua execução.
Os profissionais que conseguem o flow com seu trabalho tem melhor desempenho, satisfação e felicidade em trabalhar. As organizações que entendem a importância do flow no trabalho têm investido em processos de desenvolvimento (coaching positivo) e tem proporcionado ambiente propício para que seus funcionários sejam mais felizes e realizados com seu trabalho.