RECEITA DO SUCESSO PROFISSIONAL: PROFISSÃO, EMPREGO E CARREIRA

Você está visualizando atualmente RECEITA DO SUCESSO PROFISSIONAL: PROFISSÃO, EMPREGO E CARREIRA

A receita para obter sucesso profissional é composta por três ingredientes: profissão, emprego e carreira. Antes de pôr a mão na massa, entenda que para alcançar o “ponto” é importante entender: o que é e qual é a utilidade de cada ingrediente; pois apesar de serem somente três, eles são complexos e merecem sua atenção para não “desandar”.

Vamos ao primeiro ingrediente: Profissão

diploma-1390785_640A profissão é um conjunto de atividades que necessitam de conhecimentos, habilidades e atitudes específicas para sua realização. Para o exercício da maioria das profissões é necessário que haja certificações de cursos (técnico, superior ou educação formal) que o preparam ou habilitam. A escolha pela profissão acontece geralmente no fim do ensino médio, onde o estudante decide em qual área deseja atuar e se especializar, essa escolha é o início da vida profissional, para o adolescente é o ingresso na vida adulta. A escolha profissional é definida socioculturalmente: as influências externas (educação, família, cultura e sociedade) irão contribuir para o desenvolvimento de habilidades e identificação de aptidões. Há muitas pessoas infelizes com suas profissões, por não terem tido a oportunidade de escolha e cederam a tradições de família (todos advogados, todos engenheiros, etc…), mas nunca é tarde para recomeçar e realizar as atividades que ama. A escolha profissional influenciará diretamente na sua vida pessoal porque ela guiará seu estilo, rotina e qualidade de vida.

Segundo ingrediente: Emprego

man-875702_640

Emprego é a relação contratual entre empregado e empregador; o empregado colabora com seus conhecimentos, habilidades e atitudes na empresa do empregador, com carga horária definida, mediante remuneração e benefícios previstos em lei; o empregador deve cumprir a legislação vigente que regulamenta essa relação de emprego (CLT) e oferecer condições dignas de trabalho. O empregador busca pessoas qualificadas profissionalmente, geralmente com experiência na função que está oferecendo oportunidade e que possuam características comportamentais que mais se adequam à cultura da organização. Portanto, para conquistar um emprego é necessário ter competências profissionais e comportamentais, como bom relacionamento interpessoal. Hoje no Brasil, são quase 12 milhões de desempregados, pela falta de oferta de emprego muitos brasileiros migraram para o empreendedorismo, assumindo a função de dono do seu próprio negócio.

Terceiro ingrediente: Carreira

career-479578_640

A carreira acontece dentro do ambiente de trabalho, dentro da atmosfera profissional. É o que nós construímos ao longo de nossa trajetória profissional: metas alcançadas, conhecimentos obtidos, competências desenvolvidas, experiências em cargos diversos dentro da hierarquia organizacional, construção da imagem e reputação do profissional. O fato de ter passado por várias empresas não significa que sua carreira é sólida. O ideal é escolher uma organização na qual você se identifica, planejar sua carreira e conquistar seus objetivos ali. Claro que ninguém é proibido de mudar de emprego, desde que haja bons motivos e que não seja uma constante na vida do profissional. A geração atual está em busca de organizações que lhe ofereçam flexibilidade, abertura para inovação, reconhecimento e salários que atendam suas necessidades e não se importam em mudar de emprego a qualquer momento, essa atitude pode gerar prejuízos emocionais para o profissional que deposita na empresa a sua felicidade, quando na verdade é responsabilidade do profissional construir uma carreira feliz.

Por isso, a receita para o sucesso profissional é escolher com clareza a profissão, buscar emprego em uma organização que tenha valores próximos aos seus, onde você sinta que poderá trilhar uma carreira que lhe conduzirá ao seu objetivo.

Sua satisfação no trabalho depende de você, de como você se sente no ambiente, se concorda com o regimento interno, se acredita no plano de carreira que a empresa oferece (se oferece, porque muitas empresas não o fazem, deixam nas mãos do profissional a responsabilidade de demonstrar suas habilidades e conquistar novas posições dentro da organização) e se ali está o seu sonho.

Nos frustramos muitas vezes em pensar que “a empresa não me oferece oportunidade”, “a empresa não me deixa crescer”, “a empresa corta minhas asas”, recomendo que avalie sua condição atual e se é realmente verdade essas afirmações. Caso chegue a conclusão de que não está feliz na organização atual, sugiro que faça um planejamento para os próximos 6 meses, neste período você formará um sucessor para não prejudicar o andamento do trabalho, atualize seu currículo e direcione para empresas que gostaria de trabalhar.

Para que seu planejamento seja bem estruturado e com direcionamento assertivo, conte com o auxílio de um profissional Coach, no processo de coaching você terá sua percepção de si mesmo ampliada e conhecerá seus pontos fortes e pontos a melhorar o que contribuirá para o alcance de um novo emprego.

No atual cenário econômico do país não é pertinente que você saia de seu emprego sem ter um outro, por esse motivo é importante o planejamento, você evitará prejuízos para você e para a empresa que em algum momento lhe deu uma oportunidade, seja grato.

O sucesso profissional é a consequência de muito trabalho, boas escolhas, aprendizado e amor (amor próprio, amor pelo próximo e amor pelo trabalho).

feliz-trabalho

Sucesso profissional é o sentimento de realização e orgulho pela trajetória. Sucesso profissional é encontrar equilíbrio emocional em meio às situações de difíceis no trabalho, é não deixar-se influenciar pelo estresse dos outros e no fim do dia sentir que cumpriu seu propósito.

 

 

 

Deixe um comentário