SEMPRE AO SEU LADO: AMIZADE NO TRABALHO AJUDA OU ATRAPALHA?

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“Diga-me com quem andas e te direi quem tu és”. Essa expressão popular muito usada e de autoria desconhecida, tem a função de alertar sobre a influência que a amizade pode exercer sobre nosso comportamento. Muito usada por pais para ensinar aos filhos que a amizade com pessoas que não tem boa conduta pode levá-los a caminhos de prejuízo moral, físico e até financeiro.

Mas, o que tem a ver esta expressão popular com os relacionamentos que estabelecemos no trabalho?

Antes de responder a esta pergunta, vamos ver a diferença entre amigo e colega:

Amigo

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Pessoa em que você pode contar em momentos alegres da vida e principalmente nos momentos de tristeza, perda, abatimento e que fará o possível para você não se sentir sozinho na adversidade; pessoa que te oferece alto grau de confiabilidade e lealdade.

Colega

Amizade no trabalho

Encontramos colegas por toda a parte, pessoas com quem podemos trabalhar em equipe, descontrair no trabalho, celebrar conquistas e metas alcançadas juntos, mas não fazem parte da nossa vida. São pessoas que convivem conosco por um tempo e logo se vão, perdemos o contato e não faz muita diferença, porque não era uma relação de amizade e cumplicidade, não há uma marca deixada em nós. Poucos passam da condição de colegas para a de amigos. Os colegas são importantes no nosso dia a dia porque somos seres sociais, não vivemos sem o outro.

É possível fazer amigos no trabalho?

Com certeza sim! Em todos os lugares há pessoas boas que merecem seu afeto e atenção, são aquelas pessoas que costumamos dizer que trazemos para nossa vida. Mas, entrar nesta área da amizade no trabalho é como pisar em um terreno minado! Por que?

Ao assumir uma amizade no trabalho, aquele “amigão do peito” sabe? Você pode dar margem para a confusão de papéis, no trabalho vocês são profissionais e não pode haver “favores” que beneficiem aos amigos e desfavorecem aos colegas. O tratamento deve ser igualitário sem predileções.

“Amigos, amigos. Negócios a parte”.

Nos aproximamos de pessoas que sentimos afinidade e a rotina diária de passar geralmente oito horas ou mais com elas fortalecem os vínculos. É sadio trabalhar em ambiente de clima agradável e com pessoas alinhadas aos seus ideiais profissionais. Ter uma rede ampla de contatos é importante para sua ascenção profissional. A amizade não deve interferir nos processos de trabalho.

Agora respondendo a pergunta: O que tem a ver a expressão popular (Diga-me com quem andas e te direi que tu és) com os relacionamentos que estabelecemos no trabalho?

Tem tudo a ver: as pessoas tendem a supervalorizar o negativo, assim manter amizade (almoçar juntos todos os dias, fazer projetos juntos, estar juntos nas fotos  do churrascão de domingo que rolou na sua casa e postar nas redes sociais) com pessoas mal vistas pela empresa, pode comprometer sua imagem e por seu emprego em risco, pois pode gerar a impressão que você concorda com o comportamento inadequado do seu amigo e despertar suspeitas da empresa em relação a você.

Mesmo assim, deseja manter amizade com a pessoa? Seja discreto e que a amizade fique da porta para fora da empresa. Preserve sua imagem, reputação e seu emprego. Aproveite esse vínculo de amizade para tentar influenciar positivamente seu amigo a mudar de comportamento, apresentando o que ele ganha e o que perde se continuar com uma reputação duvidosa.

Escolha para estar sempre ao seu lado pessoas que tenham comportamento valoroso e que colabore para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Deixo para sua reflexão: a amizade no trabalho está ajudando ou atrapalhando o seu crescimento? Vale a pena colocar sua carreira em risco por um amigo que não está se ajudando? Pense nisso.

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