O maior motivo de distração no trabalho é o uso de internet para fins pessoais: redes sociais e jogos eletrônicos são os mais prejudiciais ao desempenho do trabalhador. O assunto do momento é o Pokémon Go: jogo instalado no celular, permite que os jogadores se desloquem fisicamente para capturar os personagens. Antes de chegar ao Brasil, ele já causou: demissões, acidentes, assaltos e prisões pelo mundo.
Especialistas afirmam que o efeito inebriante que os jogos proporcionam é semelhante ao efeito de drogas entorpecentes porque ambos ativam as mesmas áreas do cérebro. Assim, algumas pessoas que exageram na dose podem se viciar e desenvolver compulsão. A compulsão pode levar a implicações sérias na vida das pessoas: podem dedicar muito tempo a essa atividade de desafio x prazer (jogo) e perder o emprego; sair do convívio com a família e amigos, gerando isolamento social; perdem interesse em alimentar-se adequadamente, pois não querem parar de jogar; negligenciam o cuidado consigo e com os filhos, etc…
Você pode usar jogos eletrônicos para divertir-se, mas tudo com moderação e bom senso, nas horas de folga e com segurança (jogos como o Pokémon Go geralmente são jogados ao ar livre, cuide-se, não se coloque em risco) . O uso excessivo é que pode tornar-se patológico, quando chega neste nível, o jogador compulsivo, nega-se a reconhecer a gravidade da situação e não pede ajuda.
Esse jogo em especial o Pokémon Go pode ser benéfico se usado para o lazer em local seguro, longe de lagos, rios, montanhas, escadas, sacadas de edifícios, ruas desertas e escuras. Já foi usado por um hospital infantil nos Estados Unidos e conseguiu um efeito terapêutico eficaz fazendo com que as crianças saíssem do estado de acamadas e interagissem com outras crianças também internadas.
Em relação ao uso do jogo durante o trabalho, como falamos anteriormente, já houve demissões em outros países, e aqui no Brasil as empresas alertam aos seus funcionários que o uso do jogo em suas dependências é proibido, passível de advertências e suspensões como medidas disciplinares, a intenção é evitar a procrastinação nas atividades diárias; exposição do ambiente interno, por meio das imagens que o jogo capta e para segurança física dos funcionários, evitando que andem distraídos e causem acidentes.
A tecnologia, a informática e a internet sem dúvida mudaram nossas vidas, a cada momento uma nova atualização, um novo produto; sem falar na velocidade da informação. Ficamos fascinados com as possibilidades, mas não podemos esquecer que a vida tem que ser vivida mais no ambiente real do que no virtual. Para não cair na tentação de viver mais tempo que o necessário no ambiente virtual, sugiro que:
- Faça encontros presenciais frequentes com os amigos: hoje é muito comum dizer que tem mais de 300 amigos nas redes sociais, mas o convívio é limitado. Encontre com os amigos pessoalmente e fortaleça o vínculo de afeto e amizade.
- Realize atividades físicas (esportes e dança): a atividade física libera hormônios de prazer e promove a interação entre as pessoas.
- Mantenha diálogo com a família: é absurdo imaginar que a mãe está na cozinha de casa e chama o filho que está no quarto, pelo aplicativo de conversa do celular para ele vir jantar. O contato com a família é a fôrma que molda nossas relações com as outras pessoas.
- Estabeleça horários para verificar mensagens das redes sociais no celular (principalmente no trabalho): em tempos de crise, ninguém quer perder o trabalho. Concorda? Assim, garanta sua produtividade não desperdiçando tempo com redes sociais, jogos ou e-mails irrelevantes. Mostre que você é necessário para a empresa e que seu trabalho é importante para o bom andamento dos negócios.
- Reserve seu dia de folga para se divertir e descansar: use esse dia para descontrair, brincar com jogos virtuais, brincar com os filhos, enfim, fazer atividades que gosta. Sugiro que experimente ficar pelo menos 1 dia sem o celular para se “desintoxicar” do hábito do uso excessivo de tecnologia e aproveite o tempo ao ar livre, conversando com pessoas no mundo real, você vai se surpreender com o sentimento de bem-estar que terá.
Hábitos saudáveis trazem equilíbrio em todas as áreas da vida. Se você está encontrando dificuldades para desenvolver novos hábitos, conte com a ajuda de um profissional de Coaching. Ele lhe apoiará e incentivará a encontrar novas formas de viver mais emoções positivas em seu dia a dia obtendo: equilíbrio, serenidade, autoconfiança e melhora nos relacionamentos. Relacionando-se bem consigo mesmo e com as outras pessoas, você desejará viver mais tempo na vida real do que na virtual.